RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

SSMAQ - Saúde Segurança Meio Ambiente e Qualidade

Auditorias, Consultorias e Treinamentos em SSMAQ

Linha do Tempo

A SOLUÇÃO É MUDAR DE ATITUDE

As empresas podem ser agentes de mudança local, regional e até planetária, sem desperdício. A proposta é que a área de comunicação, ou o profissional seja o exemplo. Assim ninguém poderá dizer nas suas costas "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" 

Anos 50 - Nas universidades americanas já se discute o conceito de responsabilidade social empresarial.

Anos 70 - Conceitos de sustentabilidade se expandem pelo mundo a partir da “Conferência da ONU sobre Meio Ambiente Humano”, realizada em Estocolmo – Suécia em 1972.

Anos 80 - Lester Brown, fundador do Earth Policy Institute,cunha pela primeira vez o termo “Sustentabilidade”.

A Lei nº 6.938/81 institui a Política Nacional do Meio Ambiente, com o objetivo de preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental propícia à vida, visando dar condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

1981 - Fundação do Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas –, que tem, entre os fundadores, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é aprofundar a democracia, seguindo os princípios de igualdade, liberdade, participação cidadã, diversidade e solidariedade.

Março de 1994 - O Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos - tem como parte de sua Missão, contribuir para a sustentabilidade organizando empresas, governos municipais e organizações do 3º setor.

Treinando desenvolvendo, educando  e  formando  profissionais  sempre buscando a excelência com o objetivo de superar as expectativas através dos melhores palestrantes e consultores de treinamento, utilizando os mais modernos métodos conhecidos de educação, ensino e aprendizagem.

No segundo semestre de 1994 foi criado, junto à ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, o Grupo de Apoio à Normalização Ambiental (GANA), resultante de esforços de empresas, associações e entidades representativas de importantes segmentos econômicos e técnicos do País. O Grupo teve como objetivo, na época, acompanhar e analisar os trabalhos desenvolvidos pelo TC 207 da ISO e avaliar o impacto das normas ambientais nas organizações brasileiras.

  • Cabe ressaltar o trabalho que foi desenvolvido por nosso Presidente, Dr. Roberto Cysne no GANA, com participação efetiva de sua  empresa C&S Química & Sistemas nos trabalhos, na elaboração das normas da série ISO 14000, e influiu decisivamente para que os interesses da Indústria Nacional fossem levados em consideração na referida série, evitando-se que prevalecessem as visões dos países desenvolvidos.
  • Após o término da primeira rodada dos trabalhos do ISO/TC207, o GANA encerrou suas atividades (junho de 1998), sendo que em Abril de 1999 a ABNT criou o Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental - ABNT/CB-38, coordenado pelo Dr. Haroldo Mattos de Lemos, que substituiu o GANA na discussão das normas da série ISO 14000 a nível internacional e na elaboração das normas brasileiras correspondentes. O CB-38 foi criado com estrutura semelhante ao ISO TC207 e seus Subcomitês.

No final de agosto de 2011 é lançado pelo Núcleo NORSA - Núcleo Orgplural de Responsabilidade Social e Ambiental , do Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos,  o projeto “Química Verde”  dedicado ao monitoramento, planejamento e controle de efluentes e processos químicos limpos, através do acompanhamento de professores de conceituada equipe em universidade federal.